Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 14 de Outubro de 2019
Quem Somos   I   Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 Pecuária de Precisão.
16 de Julho, 2019 - 20:24
Extremamente necessária, pecuária de precisão vem conquistando espaço no Brasil
     

 Assim como os pesquisadores e produtores de todo o mundo, ele passou a se importar com o bem-estar animal e com a sustentabilidade, exigindo com maior intensidade uma conduta mais humanitária no tratamento dos animais, no que diz respeito à produção, transporte e abate.


Ao contrário do que se possa imaginar, esse cenário também é bastante comum no Brasil: o crescimento de açougues gourmets dentro das cidades comprova o aumento do número de pessoas buscando por carne de alta qualidade, produto que há 15 anos era somente direcionado para exportação.


Com a adesão de tecnologias de ponta nas fazendas, substituindo as antigas instalações de manejo permeadas pela rusticidade, é possível proteger o meio ambiente e manter os animais saudáveis, sem deixar a eficiência econômica de lado. Por meio das soluções da Intergado, por exemplo, os pecuaristas otimizam o desempenho do rebanho, monitorando diariamente os animais e acompanhando as ocorrências que possam vir a acontecer dentro da criação.


Para se ter uma ideia, até pouco tempo atrás os produtores rurais percebiam que o animal estava doente muito tarde, normalmente quando já estava debilitado, desidratado e em um estágio crônico da doença, quando os tratamentos não respondem adequadamente. Com a nossa balança, conseguimos monitorar em tempo real o quanto o animal está comendo, bebendo água e se pesando por dia. E esse é o verdadeiro significado de rastreabilidade, já que qualquer alteração no relatório de informações gerado pela tecnologia permite que o produtor tome decisões assertivas e cuide do gado antecipadamente.


Apesar de extremamente necessária, a pecuária de precisão com foco nos animais ainda é algo novo, que está caminhando a largos passos no país. É importante que os pecuaristas adotem as tecnologias e verifiquem os preços dessas novas soluções, para que entendam que o custo para instalar softwares de gestão de gado nas propriedades é infinitamente menor que o custo de perder um animal. E é legal esclarecer que não estou pensando apenas no ganho econômico do criador - que de fato deixa de ter prejuízos -, mas também na qualidade de vida dos animais, que atingem seu peso ideal de forma saudável e sem estresse, indo para o abate no tempo correto.


Marcelo Ribas - Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Marcelo Ribas foi Diretor Técnico e Consultor no setor de Bovinocultura no Valor Orientações Agropecuárias (de 2008 a 2013); Bolsista RHAE – CNPq na Seva Engenharia Eletrônica S.A (2013 a 2016) e Sócio Fundador da Intergado, onde atualmente exerce a função de Diretor Executivo, coordenando os setores Comercial e Pesquisa e Inovação.


 

Fonte: P do A.
* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Notícias
25/09/2019
24/09/2019
23/09/2019
21/09/2019
 menos   3   4   5   6   7   8   9   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
 
  FAVORITOS  
© 2019 - Todos direitos reservados