Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 17 de Julho de 2019
Quem Somos   I   Contato
  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 Taxa Selic.
24 de Marco, 2019 - 19:11
SELIC: Copom mantém juros em 6,5% na primeira reunião comandada por Campos
     

 Na primeira reunião comandada por Roberto Campos Neto, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros pela oitava vez consecutiva em 6,5% ao ano. Com decisão unânime, que veio em linha com a expectativa consensual do mercado, a Selic completará pouco mais de 14 meses no menor patamar da sua história.


Aquém do esperado - Em comunicado divulgado ao final da reunião, nesta quarta-feira (20/03), o Copom destacou que os indicadores recentes da atividade econômica apontam ritmo aquém do esperado. Não obstante, a economia brasileira segue em processo de recuperação gradual.


Reflexo - “O comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e balanço de riscos para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui o ano-calendário de 2019 e, com peso gradualmente crescente, de 2020”, informou o comunicado.


Política estimulativa - O Copom reiterou que a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural.


Cautela - O comitê reiterou que “cautela, serenidade e perseverança” nas decisões de política monetária têm sido úteis na perseguição do objetivo de manter a inflação na trajetória das metas.


Sinalização - O novo presidente do Banco Central já havia sinalizado a intenção de dar continuidade à linha de atuação do seu antecessor, Ilan Goldfajn, na condução da política monetária. Em seu discurso de posse, Campos Neto reforçou a importância de postura de “cautela, serenidade e perseverança” nas decisões sobre juros – mesmos termos que já vinham sendo adotados pelo Copom para justificar a manutenção da taxa Selic.


Pesquisa - Pesquisa feita pelo Valor com 54 economistas mostrou que todos previam manutenção da taxa nesta reunião. O Copom voltará a se reunir em 7 e 8 de maio.


Estados Unidos - A reunião do Copom aconteceu no mesmo dia em que o banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve) anunciou a manutenção de sua taxa em faixa de 2,25% a 2,50% e indicou que não deve promover novos aumentos este ano.


Inflação - O Banco Central passou a ver um balanço de riscos simétrico para a inflação, mas não detalhou explicitamente o que teria pesado mais para reequilibrar os riscos negativos e positivos. “O comitê ressalta que, em seu cenário básico para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções”, diz o comunicado do Copom.


Descrição - Em seguida, o Copom reproduz a descrição que vinha fazendo anteriormente sobre o balanço de riscos, tanto os fatores positivos quanto os negativos. “O nível de ociosidade elevado pode produzir trajetória prospectiva abaixo do esperado”, diz o comunicado, reproduzindo as palavras usadas no comunicado anterior, de fevereiro.


Frustrações - “Por outro lado, uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira pode afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária”.


Risco - “O risco se intensifica no caso de deterioração do cenário externo para economias emergentes”, completou o Copom, no comunicado.


Balanço simétrico - Logo em seguida, o comitê informa que o balanço de riscos para a inflação mostra-se simétrico. No comunicado, fora da descrição do balanço de riscos, o Copom diz que indicadores recentes de atividade mostram ritmo aquém do esperado. No setor externo, disse que o risco de alta de juros em economias avançadas diminuiu, mas aumentou o risco de desaceleração da economia global.


 

Fonte: P do A.
* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Notícias
14/07/2019
13/07/2019
12/07/2019
11/07/2019
 menos   1   2   3   4   5   6   7   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
 
  FAVORITOS  
© 2019 - Todos direitos reservados