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30 de Novembro, 2012 - 08:38
  LOUREMBERGUE ALVES

   O porquê do fracasso escolar
     

O resultado do Enem/2011 revela um quadro insatisfatório

O resultado do Enem/2011 revela um quadro insatisfatório. Pior ainda quando se foca no âmbito regional. Pois, por aqui, unidade alguma aparece entre as quatrocentas melhores escolas do país. O que preocupa a uma porção de pessoas.

Menos, evidentemente, a quem deveria também preocupar-se. Até em razão da sua responsabilidade com a educação escolarizada estadual. Isso se agrava quando o secretário – gente de sua confiança - não possui qualquer projeto ou conjunto de ações capaz de mudar tal situação – caótica. Porém, nem sobre esta, o professor da rede se manifesta publicamente. Toca sua rotina taciturnadamente.

Silêncio que se vê ampliado com a ausência de discussões sobre o problemão. Este não é de hoje. Vem de décadas. Daí o seu tamanho. Tão grande que jamais passou despercebido por quem quer que seja. Tampouco poderia, uma vez que é tamanho o descompasso entre o que o aluno deveria saber e o que, de fato, demonstra saber.

Isso fica mais evidente no exato instante em que o aluno do ensino fundamental é solicitado a extrair a mensagem de um texto pequeno. Situação igualmente vivida por muitos dos que estão no secundário, e, inclusive, por quem se encontra nos bancos do ensino superior.

Pois neste ensino quanto naqueles, infelizmente, à leitura passou a ser uma atividade deixada de lado. Ignorada sobremaneira por centenas de alunos da rede pública estadual. Quase nunca necessária até mesmo por grande número de professores que, raramente, são vistos nas livrarias, a folhear um ou outro livro.

Jogam a culpa no salário recebido. Este é, realmente, baixíssimo. Muito aquém do que deveriam perceber pelas horas trabalhadas, enquanto um amontoado de servidores tem o holerite mais “gordo”, ainda que não faça por merecer. O que denúncia o desequilíbrio e a injustiça na folha de pagamento. Bem mais quando se junta em uma única bandeja salarial o Executivo, Judiciário e o Legislativo.

Salário baixo, entretanto, não serve como desculpas para fazer da leitura uma atividade sem qualquer relevância. Pois “quem não lê”, já dizia José Mindlin, “não sabe o que está perdendo, pois a leitura dá um sentido espiritual à vida, abre horizontes, dá uma visão melhor e mais ampla do mundo e da sociedade, estimula a imaginação e o sonho, e cria possibilidades antes impensadas de reivindicar mudanças, corrigindo as injustiças sociais e políticas que afligem a cada brasileiro”.

Até porque tais mudanças passam pelo viés da educação, de boa qualidade a todos os brasileiros, e é esta o instrumento de conquista da cidadania, a qual exige, em última análise, o desenvolvimento e a consolidação de práticas de leituras.

Acontece, porém, que a escola transformou em quase tudo – palco de violência, área de lazer, passarelas, shopping Center, refeitórios, etc., - menos naquilo que deveria ser, e para a qual foi criada – explica-se o desleixo que é tratado o seu espaço físico.

Percebe-se, então, o porquê o professor é chamado de “tio”, e levado a se desdobrar para se passar por psicólogo, terapeuta e “uma espécie de animador de auditório”, segundo confidenciou certo missivista, igualmente ligado à área de educação, enquanto determinados pais se veem “livres de sua responsabilidade também de educar”.

Tem-se, desse modo, o negativo que deu origem a triste fotografia, agora reforçada pelo exame do Enem/2011.

LOUREMBERGUE ALVES é professor universitário e articulista político em Cuiabá.

lou.alves@uol.com.br

Fonte: Midia News

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