Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 22 de Setembro de 2017
Quem Somos   I   Contato
  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 ARTIGO
30 de Outubro, 2012 - 07:57
  UBIRATAN BRAGA

   Um câncer sem fim
     

Hospital Central: o que seria alívio virou uma patologia política crônica

O governador Júlio Campos à época idealizou, em 1985, a construção do famoso elefante branco nomenclaturado Hospital Central de Cuiabá, um exemplo de má gestão e desperdício de dinheiro público citado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) entre os 31 elefantões encravados em terras brasileiras.

O que seria alívio imediato à população passou a uma patologia política crônica. O equipamento público de atenção à saúde serviu para diversas divulgações negativas de nosso estado, sendo utilizado também como fonte de inspiração para diversos discursos virtuais, tanto da direita como de esquerda.

Pergunto: quais as últimas informações que se tem sobre a conclusão do elefantão? De que eu me lembre foi agora durante o pleito eleitoral. Sacou, brother e girl?

Primo, só para lembrar, aquela casa de morcegos está embargada há cerca de 30 anos e nem a luta do recente Movimento Saúde e Democracia (MSD), de lideranças políticas, da opinião pública conseguem fazer o bicho andar.

E assim dizia Silval em setembro do ano 2011: "Eu não vou me acomodar. Vamos dar prioridade para resolver o problema daquele elefante branco”. Acontece que, em seguida, ele mesmo desacreditou o anunciado alegando a velhice da estrutura como impossibilidade.

E aí governador Silval Barbosa, atual herdeiro do esqueleto, vai sair sem cumprir a conclusão? Não quero acreditar e não pense em alegar obras da copa, porque se a economia cresce fica difícil uma desculpa.

Outro detalhe: quanto à existência de pendências judiciais junto ao TCU podia chamar o senador Pedro Taques para mexer os pauzinhos, já que foi ele quem iniciou a sessão de embargo, pois, de quebra, estaria fazendo algo pelo povo.

O que me faz abrir esse reclame são as constantes e infindáveis angústias de centenas de pagadores de impostos que agonizam em filas e pisos sujos das unidades de saúde de Capital, de crianças e idosos indefesos sem governo representativo, de altos valores de custo para procedimentos em unidades privadas, do baixo poder aquisitivo da sociedade maior oriunda de classes C,D, da insensibilidade gestora quanto a repasses constitucionais à área sem justificar o ato,...enquanto a demanda por falta de leitos cresce como grama e as condições de saúde se comprometem por conta de desatenções em áreas imprescindíveis.

Quero acreditar na sensibilidade barbosiana, assim como na solidariedade de empresários bem intencionados incluindo a empresa QG – Engenharia e Planejamento Ltda, com sede em MG, SP, RJ, escolhida na PPP (Parceria Publica Privada) em janeiro de 2012 para tocar o trombão. Mas quando governador?

UBIRATAN BRAGA é jornalista, radialista e publicitário em Cuiabá.

Fonte: Midia News

* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Artigos
18/05/2016
26/02/2016
01/12/2015
20/11/2015
30/06/2015
02/02/2015
21/04/2014
09/02/2014
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
© 2017 - Todos direitos reservados