Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 22 de Setembro de 2017
Quem Somos   I   Contato
  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 ARTIGO
29 de Outubro, 2012 - 07:41
  WILSON CARLOS FUÁ

   A decisão das urnas
     

Devemos entender que o voto tem o poder mudar esta cidade para melhor

Chegou ao fim a campanha, entre lágrimas e beijos, choros e risos, abraços e apertos de mãos, mentiras e verdades. Cabe, agora, aos eleitores julgar aquele que foi o melhor ator nessa novela chamada de política.

Ao analisarmos as propostas, vemos que são excelentes, mas são factíveis? Será que as verbas consignadas como despesas correntes, darão para pagar os salários dos servidores atuais e mais aqueles que serão contratados para as escolas que irão funcionar em tempo integral ao contratar o dobro dos professores dos que estão nomeados; os números dos Agentes de Saúde serão triplicados; a Guarda Municipal e os amarelinhos terão um contingente de mais 1.000 agentes; os Postos de Saúde serão transformados de postinho para postão mais 1000 médicos e mas 1000 auxiliares.

Será que os dois candidatos conhecem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – Lei Complementar nº 101 – que entrou em vigor em 4 de maio de 2000, que é impositiva e determina que as despesas com a folha de pagamento na esfera Municipal não poderá passar do limite da arrecadação líquidas correntes de :

• 6% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas do Município, quando houver;

• 54% para o Executivo.

A partir do dia 2 de Janeiro de 2013, teremos um o pagador de promessas, que pode ser o Mendes ou o Cabral, eles garantem que o sofrimento do povo cuiabano serão coisas do passado e que

Cuiabá será a cidade mais moderna do país, e todos que vivem no Centro da América do Sul terão 04 anos de felicidade, será?

Após a posse teremos um homem que pode ser chamado de Vossa Excelência o Prefeito de Cuiabá, sai o mágico dos programas eleitorais e assume o administrador dos reais problemas desta cidade, são tantos que só de pensar dá um friozinho na barriga.

Para que todos os sonhos se transformem em realidade, depende de recursos financeiros, se as torneiras dos recursos instalados no governo central, fosse assim tão fácil, não haveria a Marcha dos

Prefeitos a Brasília. Todos sabem que a maioria dos municípios não tem recursos nem para pagar folha de pessoal, e vivem de pires na mão anualmente batendo nas portas da Presidência da República.

Mas tudo bem, agora só tem dois candidatos, Cabral e Mendes, são excelentes candidatos, não tem passado negativo em administração pública, quem ganhar estará escrevendo a sua história e desenvolvendo um novo capítulo do espetáculo administrativo desta magnífica cidade de todos nós. Graças a Deus, ambos têm nível superior e não poderão passar a responsabilidade dos seus erros para aos seus Secretários, ou mesmo sair por ai dizendo que não sabia de nada e não viu nada, pois as águas do Rio Cuiabá estão sujas e não dá para lavar as mãos.

Somente o Prefeito tem as prerrogativas legais para escolher os seus auxiliares, o Prefeito será o Ordenador de Despesas e por isso terá o poder de autorizar quaisquer despesa municipal, consequentemente será julgado pelas suas ações honestas ou desonestas, responderá nos tribunais por tudo que acontecer na administração da Prefeitura, por isso deverá estar sempre zelando pelas práticas das ações acertadas com procedimentos éticos e morais.

O que leva uma pessoa a desejar profundamente o poder político e lutar com todas as forças para ser um político poderoso, cercados de bajuladores, interesseiros, manipuladores, perdulários e avarentos. Deixando sua vida profissional de lado e trocando sua família que com certeza lhe daria beijos, abraços, afagos, entregas e diálogos, que são atitudes simples, mas insubstituíveis.

Eles (os políticos) passam as suas verdades ou suas mentiras para o povo carente de líderes, carente de salvadores da pátria, o povo é carente de tudo, e ao votar está apenas buscando alguém confiável ou um “semideus” que traga as soluções para os seus problemas.

Para o político a sua ascensão está focada em um único alvo: a vitória do pleito. Mas, para o cidadão só existe um caminho para evoluir na vida, é pelo seu trabalho, pois somente através do trabalho é que ele caminha para frente, o dinheiro que lhe da sustentação na vida vem da sua labuta diária, mesmo tendo que trabalhar desde criança, ou mesmo passando necessidades a vida toda, ele sabe que só trabalhando de forma justa e honesta é que justificaria a sua existência.

O pior crime que se comete neste país, é o desvio de verbas públicas. Qual seria a pena a ser aplicada?

Não deveriam existir barganha de pecados, escolha de penas ou penas alternativa para crimes cometidos por roubo ao erário público.

Um ladrão que rouba a mão armada, rouba um patrimônio individual, e o ladrão do erário público, tem em mãos como arma, uma caneta com a qual pratica roubo coletivo, pois ao roubar do povo, milhares de pessoas são roubadas, a cada ação ilegal praticada dentro de um órgão público, o Prefeito estará praticando a pior covardia moral, pois estará roubando as pessoas mais carentes e indefesas. Portanto a pena, deveria ser a proporcional a somatória de todas as penas.

Esse desvio de recurso público, não é um crime comum, esse roubo estará prejudicando milhares de pessoas carentes por saúde, por escola, por transporte, por moradia, é um roubo que prejudica população como um todo. Deveria ser equiparado ao crime hediondo, receber a pena máxima e a perda total do patrimônio até se abater o valor equivalente ao desviado dos cofres públicos.

A pena mais cruel que se pode aplicar um ladrão político é o sequestro de todos os seus bens, o ladrão prefere o castigo da dor física, do que devolver os bens materiais que roubou, pois a sua ideologia é acumular sempre.

O desvio de recursos públicos é o pior dos crimes que se comete neste país, é tirar de quem não tem além do dinheiro, também, a oportunidade única que o cidadão tem para ser atendido na rede pública, o último e por vezes único caminho que lhe resta, passando por humilhação da fila de espera, sofrendo deitado em macas nos corredores sujos e infectados dos Pronto Socorros, ficar com uma perna quebrada e ter que esperar meses para receber um tratamento ou quem sabe um dia receber uma cirurgia, isso é inaceitável nos dias de hoje.

Agora, as campanhas já passaram a fazer parte de um passado recente, cabe a cada um de nós escolhermos de acordo com as nossas convicções.

Quando você entrar na cabine de votação, neste dia 28 de outubro, antes de votar, pense muito antes de digitar o número, e antes de apertar a tecla verde “confirme”. Pare por um momento, olhe bem foto do político que você está escolhendo e veja o que ele tem de semelhança com a sua vida e ouça o seu coração nessa escolha, porque, depois desse ato, seus dias poderão ser transformados em quatro longos anos de arrependimento.

E entenda que o seu voto tem o poder mudar esta cidade para melhor.

WILSON CARLOS FUÁ é economista, especialista em Administração Financeira, Recursos Humanos e consultor político.

fuacba@hotmail.com

Fonte: Midia News

* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Artigos
18/05/2016
26/02/2016
01/12/2015
20/11/2015
30/06/2015
02/02/2015
21/04/2014
09/02/2014
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
© 2017 - Todos direitos reservados