Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bem vindo ao Nortão News, Juara 21 de Novembro de 2017
Quem Somos   I   Contato
  INÍCIO  
  NOTÍCIAS  
  EVENTOS  
  VÍDEOS  
  ARTIGOS  
  FAVORITOS  
 ARTIGO
27 de Outubro, 2012 - 09:42
  AIRTON REIS

   Feliz voto, Cuiabá!
     

Votar mal traz danos; não vacile diante das promessas sem fundamento

Pião. Peteca. Bola de gude. Pipa. Batata quente. Brincadeiras de antigamente. Roda em mais de uma cantiga ignorada. Passar o anel, de mão em mão fechada. Pular corda, diante da mesma democracia falseada. Amarelinha, riscada no quadrado de uma cidadania esfacelada. Escravos de Jó, em mais de um tira, põe, deixa ficar. Caxangá em pleno zigue, zigue zá. Aguerridos e guerreiros eleitores da quase tricentenária Capital Cuiabá:

Urnas à vista. Realidade sem qualquer ficção. Programa sem censura ao dramalhão. Mais de uma proposta política sem a devida participação popular. Mais de uma estória para o boi dormir sem pestanejar. Raposas citadas diante do mesmo galinheiro disputado entre os partidários do papagaio falante e entre os corsários do papagaio de um pirata da perna de pau.

Vovozinha com mais de um lobo mau para lhe devorar. Príncipe em nada encantado diante do mesmo blablablá. Aladim com a lâmpada do gênio encomendado além de Bagdá. Maçã envenenada ofertada pela mesma madrasta má. Rapunzel sem as tranças douradas para ninguém escalar. Palácio do mordomo adepto da mordomia inglesa. Pobreza em explosão mais do que social. Riqueza na retaguarda da pátria constitucional. Brasil central. Período eleitoral.

Trabalho além do braçal. Justiça imparcial. Igualdade aquém da maioridade penal. Saúde além de um hospital regional. Educação em tempo integral. Creches por direito e por dever. Habitação digna do verbo ser. Esporte e lazer. Cultura representativa e representada. Meio ambiente além de uma fachada. Mobilidade urbana com hora marcada. Ferrovia desviada. Água negociada na calada da madrugada...

Começo ou fim de uma mesma picada? Mosquito ou mosqueteiro da pá virada? Minotauro no labirinto? Dédalo no despenhadeiro? Dom Quixote de atacante ou Dom Casmurro de goleiro do Palácio da Alvorada? Governante municipal ou cúpula institucional loteada? Quina ou Sena acumulada? Casa lotérica ou casa financiada?

Se a sua escolha eleitoral já aconteceu, parabéns. Talvez a sua convicção política seja mais sólida do que a nossa enquanto meros poetas cantadores de uma mesma liberdade de imprensa e de expressão. Todavia, da nossa parte, como diz o linguajar cuiabano: “Ainda tamo assuntando”...

Não obstante, se você ainda não sabe para quem irá o seu voto para prefeito e para vice-prefeito, nós almejamos que a sua escolha, respectivamente, não se limite às unhas e aos dentes dos postulantes. Uma vez que, pelo voto livre, secreto e universal, não estamos sujeitos às maiores garras ou às maiores presas de qualquer predador político partidário, com fome e sede de Poder. Feliz voto, eleitoras e eleitores cuiabanos!

PS. O ministério da poesia adverte: Votar mal traz danos além da saúde sem provimento. Não vacile diante das promessas sem fundamento. Bem votar é saber escolher sem nenhuma brincadeira ou qualquer constrangimento. Feliz voto, Cuiabá!

AIRTON REIS é poeta em Cuiabá. - airtonreis.poeta@gmail.com

Fonte: Midia News

* O NortãoNews não se responsabiliza por comentários postados abaixo!
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Artigos
18/05/2016
26/02/2016
01/12/2015
20/11/2015
30/06/2015
02/02/2015
21/04/2014
09/02/2014
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
 Enquete

 Artigos
  INÍCIO  
 
  NOTÍCIAS  
 
  EVENTOS  
 
  VÍDEOS  
 
  ARTIGOS  
© 2017 - Todos direitos reservados